Esporte
Taça das Favelas Goiás 2026 começa com ações para as comunidades
O objetivo é levar oportunidades a centenas de comunidades e, pelo segundo ano seguido, terá no entorno do DF. Assim como aconteceu em 2025, a Taça das Favelas esteve aberta à inscrição de qualquer comunidade goiana.
Vai começar a competição mais democrática destinada aos talentos das periferias do Brasil. A Taça das Favelas Goiás 2026 inicia sua primeira fase com a disputa da Série B, que começa no próximo fim de semana, nos dias 24 e 25 de janeiro. A Série B representa a porta de entrada para novas comunidades de todo o estado de Goiás na competição.
Assim como aconteceu em 2025, a Taça das Favelas esteve aberta à inscrição de qualquer comunidade goiana. O objetivo é ampliar o acesso e dar espaço para que novas seleções participem de um evento já consagrado nacionalmente. O resultado foi positivo, e a edição de 2026 contará com diversas comunidades estreantes, vindas de diferentes cidades do estado.
No ano passado, muitas equipes disputaram a competição pela primeira vez. Um caso curioso foi o da comunidade Campo Formoso, da cidade de Orizona, que estreou na Série B, conquistou o acesso à Série A e ainda viveu o sonho de disputar a grande final em um estádio tradicional, com transmissão ao vivo da TV Anhanguera para todo o estado e para o mundo por meio do Globoplay. Para este ano, a expectativa é que novas equipes também tenham a oportunidade de escrever histórias semelhantes.
CATEGORIA
Nesta etapa, estão inscritas apenas equipes da categoria masculina. O feminino entrará diretamente na Série A da Taça das Favelas Goiás 2026. Podem disputar a competição atletas de 14 a 17 anos, nascidos entre 2009 e 2012.
A edição de 2025 foi considerada um sucesso, com as grandes finais realizadas no Estádio Olímpico, um dos mais tradicionais do país. Na ocasião, a comunidade Gentil Meireles conquistou o título no feminino, enquanto a comunidade Alto da Glória sagrou-se campeã no masculino.
ETAPA NO ENTORNO DO DF
Em 2025, a Taça das Favelas levou toda a sua estrutura para a cidade de Valparaíso de Goiás, contemplando a região do Entorno do Distrito Federal, a segunda mais populosa do estado.
Em 2026, a etapa será realizada novamente, reforçando o objetivo de gerar oportunidades para que talentos da região disputem a Taça das Favelas. As equipes finalistas garantirão vaga na etapa estadual, que acontece na região metropolitana de Goiânia.
PROJETO CONSAGRADO
A Taça das Favelas é um projeto de alcance internacional, realizado na maioria dos estados brasileiros, com o objetivo de gerar oportunidades para atletas de periferias e favelas disputarem uma competição organizada em nível profissional. Os jogos são acompanhados por olheiros, realizados em campos de clubes profissionais e contam com finais em estádios tradicionais, além de transmissão ao vivo em TV aberta para todo o estado.
Ex-atletas consagrados do futebol brasileiro, como Cafu, Dunga, Romário e Ronaldo Fenômeno, são embaixadores da Taça das Favelas em todo o país.
Em nível nacional, a Taça das Favelas já revelou diversos jogadores para o futebol brasileiro. A cada edição, novos atletas firmam contratos com clubes, comprovando a força do projeto como vitrine de talentos.
(Da redação GON/Repórter: Pedro Henrique Rabelo)
-
Cultura9 anos agoInvestimentos na cultura têm recorde; Lei Rouanet soma R$ 3 bilhões.
-
Cidade9 anos agoEscola Municipal recebe programa Trabalho, Justiça e Cidadania, nesta sexta e sábado (8 e 9/11).
-
Esporte9 anos agoAtleta de Aparecida de Goiânia fatura o bronze na Copa do Brasil de Taekwondo.
-
Política9 anos agoEmpresário no ramo imobiliário que traiu PCC é assassinado no Aeroporto de Guarulhos.
-
Polícia9 anos agoPCGO e Economia cumprem mandados em gastrobares por sonegação de impostos.
-
Política9 anos agoLula tenta investida para aproximação com evangélicos e entrega de ministério entra no radar.



