Polícia
PC realiza operação contra esquema de fraudes licitatórias em shows
De acordo com as investigações, uma empresa de eventos sediada na capital goiana teria sido utilizada como instrumento para a prática de irregularidades em processos licitatórios.
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou, na manhã desta terça-feira (16/12), em Goiânia, a Operação “Cenário Montado Gyn”, com foco no desmantelamento de um suposto esquema de fraudes em licitações públicas envolvendo o setor de eventos. A ação é conduzida pela Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva), em atuação integrada com a Polícia Civil de Mato Grosso.
De acordo com as investigações, uma empresa de eventos sediada na capital goiana teria sido utilizada como instrumento para a prática de irregularidades em processos licitatórios, tendo como principal vítima o município de Barra do Garças (MT), além de outras administrações públicas. O esquema investigado envolvia adesões a atas de registro de preços, com indícios de direcionamento de contratos e simulação de concorrência, o que teria comprometido a lisura dos certames.
A apuração aponta que as fraudes teriam provocado prejuízos expressivos aos cofres públicos, decorrentes do superfaturamento dos valores contratados, elevando artificialmente os custos dos serviços prestados. Em Goiás, a operação teve como alvos uma empresa especializada em montagem de palcos e eventos e seus sócios.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais executaram três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão, além de uma ordem de sequestro de bens que pode alcançar aproximadamente R$ 4 milhões. No decorrer da ação, foram apreendidos documentos, objetos e quantias em dinheiro, que agora passam por análise.
Os investigados poderão responder por fraude em licitação, associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. As investigações seguem em andamento para aprofundar a identificação de outros possíveis envolvidos e dimensionar o total dos danos causados ao erário. (Da redação GON/ Edição: Júlio César)
-
Cultura8 anos agoInvestimentos na cultura têm recorde; Lei Rouanet soma R$ 3 bilhões.
-
Cidade8 anos agoEscola Municipal recebe programa Trabalho, Justiça e Cidadania, nesta sexta e sábado (8 e 9/11).
-
Esporte8 anos agoAtleta de Aparecida de Goiânia fatura o bronze na Copa do Brasil de Taekwondo.
-
Política8 anos agoEmpresário no ramo imobiliário que traiu PCC é assassinado no Aeroporto de Guarulhos.
-
Polícia8 anos agoPCGO e Economia cumprem mandados em gastrobares por sonegação de impostos.
-
Política8 anos agoLula tenta investida para aproximação com evangélicos e entrega de ministério entra no radar.



