Cidade
Goiânia vive o caos após fortes chuvas e provoca alagamentos no trânsito
Na Marginal Botafogo, veículos foram literalmente engolidos pela água: houve registro de motorista ilhado dentro do carro.
Na tarde deste sábado (6), a cidade de Goiânia foi atingida por uma chuva intensa e repentina, que transformou diversas avenidas e regiões em verdadeiros rios — gerando caos no trânsito, prejuízos materiais e mobilização de equipes de resgate. Segundo relatórios da Defesa Civil de Goiânia, um alerta extremo foi emitido via celular para a população, recomendando que moradores evitassem transitar por áreas vulneráveis como Marginal Botafogo e Avenida 87 — dois dos pontos mais afetados pelo alagamento. Na Marginal Botafogo, veículos foram literalmente engolidos pela água: houve registro de motorista ilhado dentro do carro, sendo obrigado a subir no teto do veículo até o resgate pelos bombeiros.
Vários outros pontos como a Avenida 87, o Setor Aeroviário, o Setor Oeste e trechos do Setor Bueno foram também marcados por alagamentos que cobririam ruas e calçadas, deixando moradores e pedestres impedidos de se deslocar. A tradicional feira da Praça Tamandaré — conhecida como Feira da Lua — foi afetada: o local ficou inundado, feirantes tentaram manter as atividades em meio à água e alguns trechos sofreram queda de energia. Houve relatos de quedas de energia, árvores derrubadas, transbordamento de córregos e interdição de vias importantes, o que agravou o já caótico trânsito e dificultou a mobilidade urbana.
Em resposta aos estragos, a prefeitura anunciou que vai instalar, em até dois meses, cancelas automáticas em vias consideradas de alto risco de alagamentos — no momento, a intervenção será feita na Rua 87 e nos acessos da Marginal Botafogo. O prefeito Sandro Mabel, em pronunciamento nas redes sociais, orientou a população a evitar deslocamentos durante o período de chuva e pediu que quem já estiver nas ruas busque abrigo seguro.
Além disso, foi anunciada a intenção de realizar obras estruturais na Marginal Botafogo com investimento estimado em cerca de R$ 120 milhões, com o objetivo de melhorar o sistema de drenagem urbana e reduzir os impactos dos próximos temporais.
O episódio desta tarde reforça os problemas históricos de drenagem e infraestrutura em Goiânia, que já vinha registrando dezenas de pontos de alagamento espalhados pela cidade. Com a previsão de novas pancadas de chuva para os próximos dias, a Defesa Civil mantém o alerta e recomenda cautela — para moradores, pedestres e motoristas. (Da redação GON/Edição: Júlio César)
-
Cultura8 anos agoInvestimentos na cultura têm recorde; Lei Rouanet soma R$ 3 bilhões.
-
Cidade8 anos agoEscola Municipal recebe programa Trabalho, Justiça e Cidadania, nesta sexta e sábado (8 e 9/11).
-
Esporte8 anos agoAtleta de Aparecida de Goiânia fatura o bronze na Copa do Brasil de Taekwondo.
-
Política8 anos agoEmpresário no ramo imobiliário que traiu PCC é assassinado no Aeroporto de Guarulhos.
-
Polícia8 anos agoPCGO e Economia cumprem mandados em gastrobares por sonegação de impostos.
-
Política8 anos agoLula tenta investida para aproximação com evangélicos e entrega de ministério entra no radar.



