Saúde
Anvisa aprova lenacapavir, remédio para prevenção do HIV.
A medicação é destinada a adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 kg, que estejam sob risco de contrair o vírus de forma sexual. Para que a pessoa posso iniciar o tratamento, é obrigatório realizar teste com resultado negativo para HIV-1.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (12/1), o registro do lenacapavir para uso como profilaxia pré-exposição (PrEP), ampliando as estratégias de prevenção ao HIV-1 no Brasil. O medicamento tem como objetivo reduzir o risco de infecção por via sexual. A indicação é voltada para adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 quilos, que estejam em situação de risco, sendo obrigatório o teste negativo para HIV-1 antes do início do tratamento.
Apesar da aprovação, o fármaco ainda depende da definição do preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). A possível oferta pelo SUS será avaliada pela Conitec e pelo Ministério da Saúde. O lenacapavir atua inibindo múltas etapas do capsídeo do HIV-1, impedindo a replicação do vírus. Ele poderá ser administrado por injeção subcutânea a cada seis meses, além de contar com uma formulação oral utilizada no início do tratamento. A Anvisa também autorizou o uso do medicamento para pacientes multiexperimentados com HIV resistente a várias classes de antirretrovirais.
No Brasil, a PrEP é oferecida gratuitamente pelo SUS desde 2018, na forma oral diária. O lenacapavir já foi aprovado pela FDA, nos Estados Unidos, e pela União Europeia, onde é comercializado como Yeytuo. Em julho de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar o medicamento como opção adicional para PrEP. Estudos clínicos apresentados apontaram alta eficácia do lenacapavir na prevenção do HIV-1, com 100% de proteção em mulheres cisgênero, além de desempenho superior ao da PrEP oral diária. (Da redação GON/Edição: Júlo César)
-
Cultura9 anos agoInvestimentos na cultura têm recorde; Lei Rouanet soma R$ 3 bilhões.
-
Cidade9 anos agoEscola Municipal recebe programa Trabalho, Justiça e Cidadania, nesta sexta e sábado (8 e 9/11).
-
Esporte9 anos agoAtleta de Aparecida de Goiânia fatura o bronze na Copa do Brasil de Taekwondo.
-
Política9 anos agoEmpresário no ramo imobiliário que traiu PCC é assassinado no Aeroporto de Guarulhos.
-
Polícia9 anos agoPCGO e Economia cumprem mandados em gastrobares por sonegação de impostos.
-
Política9 anos agoLula tenta investida para aproximação com evangélicos e entrega de ministério entra no radar.



