Educação
Atenção pais: matrículas para novatos em escolas e Cmeis de Goiânia
As solicitações começam na segunda-feira (5/1), a partir das 12 horas, e para Cmei na terça-feira (6/1), no mesmo horário, pelo site sme.goiania.go.gov.br.
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), dá início nesta segunda-feira (5/1), após ao meio-dia, ao período de matrículas para estudantes novatos que desejam ingressar nas escolas da rede municipal. O procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet, no site oficial da SME (sme.goiania.go.gov.br). Já para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEI), o pedido de vagas começa na terça-feira (6/1), também a partir das 12h.
Essa fase corresponde à segunda etapa do processo de ingresso na rede municipal de ensino. A primeira ocorreu em 18 de novembro, com o cadastro antecipado on-line. Apenas os pais ou responsáveis que realizaram esse registro prévio estão aptos a solicitar as vagas nesta etapa.
Após a solicitação, o processo segue para a confirmação da matrícula. Nas escolas, os responsáveis terão prazo de até dez dias úteis para efetivar a matrícula diretamente na unidade de ensino. No caso dos Cmeis e CEIs, a relação das crianças contempladas na Educação Infantil será divulgada no dia 16 de janeiro, às 18h. A partir dessa data, os responsáveis também terão até dez dias úteis para comparecer presencialmente à unidade indicada e concluir a matrícula.
Atualmente, a Rede Municipal de Educação de Goiânia atende estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, turmas de pré-escola para crianças de 4 e 5 anos, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que contempla do 1º ao 4º ano. Nos Cmeis e CEIs, o atendimento é voltado a crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, em período integral, sendo exigido que o aluno complete seis meses de idade até 31 de março para ter direito à vaga.
Para o ano letivo de 2026, a prefeitura prevê a oferta de 36.744 vagas destinadas a novos alunos. Desse total, 18.688 são voltadas à Educação Infantil, 10.504 aos anos iniciais do Ensino Fundamental, 6.406 aos anos finais e 1.146 à Educação de Jovens e Adultos.
Com foco na ampliação do acesso à Educação Infantil, o município também vai disponibilizar, já no início do ano, cerca de 1,2 mil novas vagas, resultado da construção de 55 salas em unidades educacionais. Ao todo, 48 salas foram erguidas em Centros Municipais de Educação Infantil e outras sete em escolas de Ensino Fundamental. As intervenções fazem parte da meta estabelecida pelo prefeito Sandro Mabel de eliminar a fila de espera. (Da redação GON/Edição: Júlio César/Secom)
-
Cultura9 anos agoInvestimentos na cultura têm recorde; Lei Rouanet soma R$ 3 bilhões.
-
Cidade9 anos agoEscola Municipal recebe programa Trabalho, Justiça e Cidadania, nesta sexta e sábado (8 e 9/11).
-
Esporte9 anos agoAtleta de Aparecida de Goiânia fatura o bronze na Copa do Brasil de Taekwondo.
-
Política9 anos agoEmpresário no ramo imobiliário que traiu PCC é assassinado no Aeroporto de Guarulhos.
-
Polícia9 anos agoPCGO e Economia cumprem mandados em gastrobares por sonegação de impostos.
-
Política9 anos agoLula tenta investida para aproximação com evangélicos e entrega de ministério entra no radar.



