Cidade
Direita Livre melhora fluidez no trânsito na cidade de Goiânia
A Prefeitura de Goiânia realiza ações educativas. Já para quem circula a pé, a prioridade na travessia é garantida por lei, sendo recomendado sinalizar com gestos antes de atravessar, como forma de alertar os condutores.
A implantação da chamada Direita Livre já transformou a dinâmica do trânsito em Goiânia. Com mais de 80 pontos sinalizados, a medida permite a conversão à direita mesmo com o semáforo fechado, desde que respeitadas as regras de segurança. Nos locais onde foi adotada, a mudança tem garantido maior fluidez, redução de retenções e diminuição no tempo de deslocamento dos motoristas.
Prevista no Código de Trânsito Brasileiro desde 2020, a conversão livre à direita só é autorizada em cruzamentos que contam com sinalização específica. A regra estabelece que o condutor pode realizar a manobra mesmo com o sinal vermelho, desde que não bloqueie a via transversal e, sobretudo, respeite a preferência de pedestres e ciclistas. Para o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, a iniciativa trouxe resultados positivos. “Essa medida evita retenções desnecessárias e desafoga os cruzamentos”, avalia o gestor, ao destacar o êxito da ação na capital.
Entre os pontos já contemplados com a Direita Livre estão cruzamentos estratégicos como a Avenida Milão com a Rua das Orquídeas; Avenida T-9 com a Rua Flemington; T-9 com a Avenida Afonso Pena; T-4 com a Avenida Rui Barbosa; Praça Santos com a Avenida C-206; Avenida Portugal com a T-8; 3ª Radial com a Rua 1015; além da Avenida Independência com a Avenida Contorno.
Para os motoristas, a orientação é clara: a conversão só pode ser feita onde houver sinalização autorizando a manobra. Mesmo com o semáforo vermelho, é permitido virar à direita, desde que não haja obstrução do cruzamento e que a preferência de pedestres e ciclistas seja rigorosamente respeitada. Já para quem circula a pé, a prioridade na travessia é garantida por lei, sendo recomendado sinalizar com gestos antes de atravessar, como forma de alertar os condutores.
Além da Direita Livre, Goiânia vem adotando outras medidas para modernizar o trânsito e melhorar a mobilidade urbana. A capital se tornou a primeira cidade do país a implantar a chamada metronização, um sistema de inteligência artificial que prioriza o transporte coletivo e pode reduzir em até 30% o tempo de viagem dos ônibus. Ações reduzem congestionamentos, proibição de estacionamento em locais estratégicos, novas regras para carga e descarga em áreas de obras e a sincronização semafórica a chamada Onda Verde implantada em cinco corredores importantes da cidade. (Da redação GON/Com informações Site Prefeitura de Goiânia/Edição: Júlio César)
-
Cultura9 anos agoInvestimentos na cultura têm recorde; Lei Rouanet soma R$ 3 bilhões.
-
Cidade9 anos agoEscola Municipal recebe programa Trabalho, Justiça e Cidadania, nesta sexta e sábado (8 e 9/11).
-
Esporte9 anos agoAtleta de Aparecida de Goiânia fatura o bronze na Copa do Brasil de Taekwondo.
-
Política9 anos agoEmpresário no ramo imobiliário que traiu PCC é assassinado no Aeroporto de Guarulhos.
-
Polícia9 anos agoPCGO e Economia cumprem mandados em gastrobares por sonegação de impostos.
-
Política9 anos agoLula tenta investida para aproximação com evangélicos e entrega de ministério entra no radar.



